Notícias

Artista de Joaçaba é considerado um dos maiores pintores do país
23 de Janeiro de 2015

Nascido no município de Bom Retiro/SC, o artista Adilson Fernandes Guanabara, conhecido como Guanabara, começou a despertar seus dons artísticos ainda criança quando desenhava nas paredes da casa dos pais com carvão e giz que trazia da escola.

O contato propriamente dito com a arte deu-se no ano de 1974 quando, aos 22 anos, saiu do interior ingressando em seu primeiro emprego no ramo de telecomunicações. Antes de se mudar para Joaçaba em 1984, o artista residiu nos municípios catarinenses de Caçador e Lages.

Em 1998, já com sua carreira artística mais consolidada e sob influências das correntes artísticas fauvista, impressionista e expressionista, Guanabara montou sua molduraria e Galeria de arte, trabalhando paralelamente como diretor municipal de cultura do município de Joaçaba.

Somente em 2011, Guanabara começou a se dedicar exclusivamente a sua arte, a projetos culturais e a ministrar palestras em escolas como voluntário. Atualmente, apesar de ter se aposentado por tempo de serviço, Guanabara vive exclusivamente para a arte.

Segundo o artista, sua maior fonte de inspiração é a paixão pela pintura. Ele afirma que após a definição do tema, inicia-se um grande processo de formatação dentro de seu próprio estilo, com o uso das cores e a técnica, experimentos, trabalho e dedicação.

Anteriormente ao tema “Mulher”, recorrendo nas obras e retratado com extrema fantasia e delicadeza, Guanabara se enveredou por cenários sociais como: engraxates, boêmios, favelas coloridas, entre outros.

Ele ressalta que antes de começar sua carreira como pintor, teve grandes influências literárias principalmente do pai do impressionismo, Augusto Renoir e do Cubista, Pablo Picasso. Influências que foram importantes para a criação de seu próprio estilo, técnica e uso das cores.

O artista que em seu período de maior inspiração trabalha cerca de 12 a 15 horas por dia, abusa das pinceladas densas, técnica limpa e de grande vivacidade multicolorida. De acordo com Nelson Di Córdova da Academia de Artes e da Associação Paranaense de Artistas Independentes, “Guanabara é um poeta que escreve com tintas e pincéis”.

Configurando-se como um dos maiores artistas do país, Guanabara já realizou inúmeras exposições individuais e coletivas, foi destaque em revistas de arte de grande circulação no Brasil, além de ter participado de conceituados salões de artes plásticas.

O pintor também foi responsável pela confecção de murais e painéis em espaços públicos, capas de obras literárias e pela restauração de obras de grandes artistas.

Argumentado sobre a dica que ele daria para quem está iniciando na carreira, Guanabara responde: “após conseguir o feito de pintar cem (100) quadros, o indivíduo pode se considerar um artista. Tem o dom da arte”.

Para os que quiserem conferir as obras do artista, entre os dias 27 de janeiro e 08 de fevereiro, o Balneário Shopping em Balneário Camboriú, será palco da exposição, “Guanabara: harmonia e equilíbrio”.

Reportagem: Pablo Casarino
Disponível em: www.ederluiz.com.vc