Notícias

Guanabara realiza em Videira a exposição "As Paredes da Minha Infância"
20 de Agosto de 2015

Intensa, delicada, criativa e com traço marcante, assim pode ser definida a exposição “As Paredes da Minha Infância”, do consagrado artista catarinense Adilson Guanabara, que está exposta na Galeria Municipal de Artes, no Centro de Eventos Vitória (CEVI). A abertura da exposição aconteceu na noite da última terça-feira (18) e contou com a presença do artista, que conversou com o público sobre suas obras, inspirações e o mundo das artes. Essa é uma promoção da Prefeitura de Videira, por meio do Núcleo de Artes Visuais da Secretaria de Turismo e Cultura.

Segundo Guanabara, “As Paredes da Minha Infância” retratam três temas recorrentes em sua obra: borboletas, bicicletas e mobilidade urbana. “As revoadas de borboletas retratam as recordações da minha infância e a metamorfose da vida que ocorre todos os dias. A bicicleta significa o equilíbrio de uma família ideal, com bastante harmonia e cores. Por fim, a mobilidade urbana, com quadros da minha Cidade de Cristal, que ao mesmo tempo é uma denúncia e uma preocupação doas dias de hoje. Houve uma inversão imensa com o êxodo rural e hoje temos cidades com um contingente imenso de pessoas e uma preocupação cada vez maior em relação a moradia, qualidade de vida, com a água potável e assim por diante”, explica.

O coordenador do Núcleo de Artes Visuais, José Renatho Borges, salienta que a exposição “As paredes da Minha Infância” não tem um público alvo. “Todas as pessoas que visitarem a exposição, entenderão a obra de Guanabara. São quadros que devem ser contemplados com os olhos e com o coração”.

Ainda durante a abertura da exposição, o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt destacou que um dos objetivos da secretaria de Turismo e Cultura é proporcionar o contato dos videirenses com os mais variados tipos de cultura, seja música, artes plásticas, teatro ou dança. “Acredito que dessa maneira estamos atingindo diversos e diferenciados públicos, fomentando ainda mais a cultura no município”, ressaltou.

Por: Éder Luiz
Matéria completa disponível em: www.ederluiz.com.vc